quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Caminhos do Mar e Sertão


  ´´SAIR ESTRADA AFORA COM A BICICLETA, RESPIRANDO AR PURO, EXERCITANDO-SE, VIVÊNCIANDO CADA METRO DO CAMINHO, INTERAGINDO DIRETAMENTE COM A PAISAGEM, RELACIONANDO-SE COM OS HABITANTES LOCAIS E RESPEITANDO A NATUREZA É UMA EXPERIÊNCIA QUE PROVOCA UM GRANDE BEM ESTAR FÍSICO, PSICOLÓGICO E MORAL ``

Praias badaladas alternam-se com outras desertas e rodeadas pela verde mata atlântica. Entre uma praia e outra, estão os morros, que dão o desafio da viagem e também oferecem visuais magníficos. De colonização principalmente açoriana, o litoral guarda fortes traços culturais portugueses, expressos principalmente nos  festejos e na culinária. No interior, a paisagem dos arrozais e as casas de madeira, engenhos de farinha dão o tom da viagem. São marcantes aqui outras influências culturais, notadamente a alemã e a italiana.
O cicloturismo é uma modalidade de viagem turística usando a bicicleta não só como meio de transporte, mas como uma companheira de viagem, geralmente em estradas secundárias e caminhos de interior.
O cicloturista busca aventura, belezas naturais e simplicidade, mas aprecia conforto e bons serviços. O cicloturista vive intensamente o trajeto, relaciona-se com as pessoas do caminho e dá tanta ou maior importância ao percurso quanto ao destino.
O cicloturismo é uma modalidade que conquista cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo e os municípios podem criar estruturas e medidas simples e eficazes para atrair seus praticantes, contribuindo para o incremento da economia local, além de outros efeitos ambientais e culturais positivos.
O cicloturista viaja buscando estar em contato com a natureza, conhecer as àreas rurais, viver uma aventura e relacionar-se com pessoas de diferentes culturas.  

fonte: www.costaverdemar.com.br/cicloturismo


Cicloturismo em Penha

CICLOTURISMO (início 2012)

Descrição: A bicicleta não é só um meio de transporte, mas uma companheira de viagem. Buscar aventura, belezas naturais e simplicidade, mas apreciar conforto e bons serviços, o cicloturismo conquista cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo.
Trilhas, Praias, estradas de chão e pavimentado, no Município de Penha (Praias Vermelha, São Roque, Poá, Grande, Armação, Quilombo, Bacia da Vovó, Alegre, Barra do Rio Piçarras, Lagoa Quinca Ludo, Fazendas e Parque Beto Carrero World. O Cicloturismo é perfeito para conhecer os atrativos naturais e culturais de Penha de uma maneira mais saudável, economica é ecologica
Localização: Inicio e fim na Base de Aventura AR MAR e AÇÂO;
Duração: Aproximada de 2h à 6 dias dependendo do roteiro;
Atividades de aventura: Bike todo terreno;
Dificuldade: Baixa, média ou alta dependendo do roteiro escolhido. (consulte);
Limite de idade: Mínimo 10 anos, não tem limite máximo;
Condicionamento físico: Normal - Moderado ou Bom ( dependendo do roteiro);
Nº de participantes por grupo: Mínimo de 2 e máximo 6;
Nº de instrutores: 1 instrutor até 6 participantes;
Período ideal: O ano todo;
Atrativos naturais: Ecossistemas costeiros, rochas, aves marinhas, mata Atlântica e montanhas, Colonização Açoriana, Sítios arqueológicos;
Saídas: Diárias, pré-agendadas com 24hs de antecedência, horário a combinar;
Recomendações ao cliente: Vestir: Roupas confortáveis, camiseta, bermudas ou calça, tênis, chapéu ou boné, roupa de banho por baixo (opcional); Usar: protetor solar; repelente; Levar: toalha, agasalho, lanche e água. Proibido: ingerir bebidas alcoólicas ou drogas antes ou durante a atividade; Sugestão: descansar  na noite anterior, alimentação leve e saudável antes da atividade;
Disponibilidade para atendimento de emergência: Facilidade de acesso (podendo levar cerca de 01 hora para resgate e ou atendimento especializado), obrigatório preencher termo de responsabilidade antes de realizar a atividade;
Incluído na programação: Bicicleta, capacete, ferramentas para reparos nas bicicletas, kit primeiros socorros, equipamentos de comunicação de emergência e acompanhamento com instrução da atividade realizados por condutores especializados em Turismo de Aventura, interpretação ambiental, história e cultura regional;

Leia mais: http://naturaltrip.webnode.com.br/products/produto-3/

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

PENHA RECEBEU CURSO SOBRE GOVERNANÇA AMBIENTAL E DESAFIOS DA MUDANÇA CLIMÁTICA

Nesta sexta-feira, dia 02, a partir das 14 horas na Câmara de Vereadores, aconteceu o curso de Capacitação de gestores públicos e lideranças multi-setoriais para os desafios da mudança climática e da governança ambiental na região da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

Trata-se de um projeto de extensão que está sendo executado através de um convênio entre a Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, e o Parlamento da Macro Região da Foz do Rio Itajaí – PARLAAMFRI cuja coordenação geral é dos Professores Dr. Ricardo Stanziola Vieira, Magda Cristina Franco e Guilherme Nazareno Flores, da UNIVALI.

A temática é a capacitação de gestores públicos e lideranças multissetoriais (empresas, ONGs, associações, polícia militar corpo de bombeiros e todas organizações da sociedade civil) para os desafios da mudança climática e da governança ambiental na região da Foz do Rio Itajaí, onde se inclui o município de Penha.

Para que esse objetivo seja alcançado, inicialmente será necessária a identificação dos principais problemas e desafios dos municípios integrantes da região da Foz do Rio Itajaí, tais como: a gestão dos resíduos sólidos, o planejamento urbano, a gestão dos recursos hídricos, condições de exercício da governança e cidadania ambiental, condições para lidar com os riscos e mudanças globais, entre outras questões. Esta fase está sendo denominada de diagnóstico socioambiental, cujo objetivo central é embasar a capacitação dos gestores públicos e as demais entidades da sociedade civil.

Portanto, o que se espera durante a execução do presente projeto é o envolvimento de toda a sociedade, seja dos gestores públicos e das lideranças multissetoriais, tanto na fase de levantamento de informações para o diagnóstico, quanto nas oficinas de capacitação que serão realizadas por grupo de municípios, conforme cronograma de atividades do projeto.
FONTE: http://www.beiradapraia.com.br/index.asp?id_pag=78&id_not=6036

sábado, 26 de novembro de 2011

Bendita seja, querida pátria chamada BRASIL!


O que uma escritora Holandesa falou do Brasil!


Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.

Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos..

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc… Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5.. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

9.Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas..

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

3. Que suas AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE ganham os melhores e maiores prêmios mundiais? :)

4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Movimento Xingu Vivo para Sempre

Reunião de mais de 300 lideranças indígenas de 18 etnias diferentes da Bacia do Xingu com lideranças do Movimento Xingu Vivo Para Sempre na aldeia Piaraçu (MT) para discutir os impactos que a construção de Belo Monte representa para seus modos de vida. Unidos pelo Xingu, unem forças para resistir à Belo Monte, marcado por ilegalidades no processo de licenciamento ambiental e por violações de direitos humanos.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=dit1y0QUDcI

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Projeto de proteção dos ecossistemas costeiros - Praia Grande - Penha /SC

Projeto Parque Natural Ponta da Cruz - Penha / SC


2011-15-11 16:12

LOCAL: Desde canto do cascalho(praia de Armação do Itapocorói) Praia da Paciência, costões e Ponta da Vigia, restinga e Praia Grande.
PLANO DE MANEJO: Define as atividades,os meios e os conteúdos.Um programa de uso público que inclua objetivos específicos, zoneamento, detalhamento das ações: operacionalização, administração, PROTEÇÂO, pesquisa, monitoramento, divulgação além de recreação, educação e interpretação da natureza.
REALIZAÇÃO: AR MAR AÇÃO - Itapocorói Aventura. / ASAPG -Assoc. de Surf e Amigos da Praia Grande - Penha/SC
APOIO: Poder Público, empresas privadas, e pessoas interessadas nessa questão.

CONTAMOS COM O APOIO DE TODOS PARA PRESERVAÇÃO DESSE SANTUÁRIO ECOLÓGICO.

Leia mais: http://naturaltrip.webnode.com.br/news/projeto-parque-natural-ponta-da-cruz-penha-sc/