sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Costa Verde & Mar estreia novos roteiros de ecoturismo e turismo de aventura


As paisagens que aliam litoral e campo, com todas as nuances de beleza que são exclusivas da Costa Verde & Mar, agora ganham novo incentivo para serem visitadas. O Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar (Citmar) formatou roteiros de ecoturismo e turismo de aventura por meio de um termo de cooperação com o Instituto Alouatta. Foram meses de trabalho até a identificação da atividade adequada para cada um dos municípios integrantes. Nessa quinta-feira (1/11), a Família Müller - trio de aventureiros paulistanos que viaja o Brasil em busca de novidades turísticas – validou os novos roteiros.
Em Penha ficaram hospedados na Pousada Bernúncia que já se tornou referência pelos amantes da natureza e por aqueles que apreciam o ecoturismo e turismo de aventura, depois foram conduzidos pela Equipe da Ar Mar Ação Itapocoróy Aventura e pelo Proprietário da Pousada Bernúncia e um dos maiores pesquisadores da história e cultura de Penha e Santa Catarina Renato Amorim, pela Trilha da Vigia que junta ao Cicloturismo, Canoagem, Aulas de Surf, Passeio de Escuna, Voo duplo de Parapente formam o pacote de Ecoturismo e Aventura em Penha. www.naturaltrip.webnode.com.br
Eles também participaram de um evento com autoridades, profissionais do turismo e imprensa depois de conhecerem cada um dos locais que agora serão explorados turisticamente com esse novo conceito. Segundo o responsável pelo Instituito Alouatta, Paulo Cadallóra, os roteiros são diversificados e constituídos para as famílias. “São baseados na sustentabilidade, com foco na segurança em todas as atividades”, sustenta.
O presidente do colegiado de secretários de Turismo, Cláudio de Souza, explica que foi feito um forte trabalho de capacitação para que as pessoas e empresas que atuam com o turismo nas cidades da Costa Verde & Mar tenham condições de dar informações e divulguem também esse novo foco do ecoturismo e turismo de aventura aos visitantes. “Com esses novos roteiros, será possível dar o suporte necessário ao turista, que cada vez mais busca a Costa Verde & Mar como alternativa diferenciada em Santa Catarina. A região que é fortemente conhecida em determinados períodos do ano, também terá opções que ajudarão a combater a sazonalidade turística”.
Presidente da Santur, Valdir Walendowsky participou do evento de estreia das novidades da Costa Verde & Mar, e relembrou que Santa Catarina tem um plano de Marketing cuja meta é se tornar o principal destino ativo do Brasil até 2020. “Estou muito feliz com esse trabalho de descentralização do turismo, com ações desenvolvidas em parceria dos governos municipais com a iniciativa privada. Não dá para esperar somente pelo Estado. Unir forças é o grande caminho para que as regiões tornem-se independentes e consigam ter mais retorno do turismo”, aponta.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Projeto ¨Planejamento Turístico Sustentável``no Município de Penha



1° Fase

Área de atuação

A Armação do Itapocoroy, Município da Penha, situa-se no litoral centronorte do Estado de Santa Catarina, nas coordenadas 26º46’ S e 26°48’ S e 48°39’W e 48°35’ W. Faz parte de um trecho costeiro que se destaca pela presença de diversas baías e enseadas, resultado da intercalação de praias e costões
rochosos, originados de projeções menores da Serra do Mar em direção ao oceano (Marenzi, 2002).
Constitui-se numa baía em formato semicircular aberta para a nordeste, limitada pelo morro da Penha, a oeste, e pela ponta da Vigia, a leste, sendo esta, um prolongamento do morro da Armação.
Os promontórios rochosos que delimitam a Armação do Itapocoroy são constituídos de rochas metamórficas, cujos principais litotipos são o quartzo, filito, micaxistos e granadas.
Abreu, J. G. N.; Menezes, J. T. & Rosa, F. D. 2006. Morfologia submarina e sedimentologia da Armação do Itapocoroy, Penha, SC., 37-46p. 
As caracteristicas desse espaço, associadas à atual situação da área remetem à necessidade do desenvolvimento de estudos que apresentem alternativas viáveis e sustentáveis de conservação desse ambiente natural. Bastante procurado por turistas que buscam locais não urbanizados, denotando a importancia economica para o município, nesse ambiente evidencia-se uma riqueza de espécies, tanto marinhas com terrestres, bem como uma grande importancia histórico-cultural para região. A comunidade do entorno, assim como turistas procuram o local para diversão, lazer e pratica de esportes diversos, como pescar, surfar, caminhar e pedalar.

ANEXO 01
Mapa do satélite da região do Projeto Piloto (Ponta da Vigia, Praias Grande, Paciência e Cascalho)
http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&ll=-26.776955,-48.598022&spn=0.010766,0.021136&t=h&z=16  

Objetivo Geral

Capacitar os alunos do EMIEP - Tecnico e Hospedagem E.E.B.Manoel Henrique de Assis 2013, a conceber, organizar e viabilizar produtos e serviços turísticos adequados, buscando harmonia entre as necessidades dos visitantes, do lugar e da comunidade local, respeitando os principios e normas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Objetivo Específico


- Sensibilizar os alunos sobre as deficiências do município;
- Demonstrar conceitos de legislação relacionados aos casos estudados;
- Ampliar o entendimento dos alunos com relação às funções de um gestor público;
- Estimular o desenvolvimento da capacidade crítica, avaliativa e criativa;
- Sensibilizar os alunos sobre a importância de previsão orçamentária e planejamento anterior à execução;
- Detectar antecipadamente possíveis problemas e soluções;
- Envolver os alunos do 1º, 2º, 3º ano Técnico em Hospedagem 2013, associando suas disciplinas específicas no Projeto Piloto de Planejamento e Implantação de estruturas de proteção e interpretação da natureza (Painéis, Placas Interpretativas, Lixeiras, Mirantes, Passarelas, Trilhas etc.) na região do complexo Ponta da Vigia, Praias Grande, Paciência e Cascalho na região a ser implantado o Parque Natural Municipal da Paciência - Penha/SC;